Instituição

História

O Centro Social e Paroquial de Vilarinho foi fundado a 25 de Junho de 2004 na freguesia de Vilarinho, extremo do concelho de Santo Tirso.

Esta Instituição nasce de um sonho antigo da população de Vilarinho e visa dar resposta às crescentes carências de ordem social, em especial as relacionadas com a terceira idade.

Atualmente, o Centro Social possui duas valências: Centro de Dia com capacidade para 20 utentes e Serviço de Apoio Domiciliário com capacidade para 30 utentes.

 

MISSÃO

A missão do Centro Social e Paroquial de Vilarinho é prestar serviços sociais a idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo serviços que respondam às atuais realidades sociais, tendo por base uma visão transparente e humanista.

 

VISÃO

Respondendo aos compromissos definidos e assumidos no estabelecimento da sua Missão, o Centro Social e Paroquial de Vilarinho, estabelece como principais vetores de Visão para a Instituição, os seguintes:

  • Manter e consolidar a sustentabilidade operacional das atividades e valências da Instituição;
  • Alargar a abrangência das suas atividades a outras que se enquadrem nas reais necessidades da comunidade e consequentes aos propósitos da sua missão e que potenciem o investimento infraestrutural necessário à melhoria da qualidade dos serviços;
  • Ser uma instituição de referência a nível local, na prestação de serviços, na capacidade e credibilidade técnica e organizacional;
  • Ser reconhecida como um centro de recursos de desenvolvimento social aberto à comunidade e adaptado às reais necessidades do cliente/família, percebida como uma entidade de atitudes pró ativas na procura dos melhores desempenhos de responsabilidade e solidariedade social;
  • Melhorar a sua produtividade operacional, visando a redução dos custos e dos desperdícios.

 

 

POLÍTICA DA QUALIDADE

A Organização deverá promover continuamente a melhoria dos seus processos. Deverá ainda assegurar a competência técnica dos seus colaboradores, fomentando meios adequados para a concretização dos objetivos, sua satisfação, dos clientes, parceiros, fornecedores e outras entidades.

A Organização tem implementado um sistema de gestão da qualidade cujos principais objetivos são apresentados de seguida:

  • Focalizar toda a ação na implementação de atividades inovadoras visando s superação das suas expectativas;
  • Focalizar toda a ação no cliente visando a satisfação das suas necessidades e expectativas;
  • Garantir resposta, em tempo útil, às solicitações dos clientes internos e externos, disponibilizando meios adequados humanos e técnicos;
  • Promover o envolvimento e desenvolvimento de todos os colaboradores internos garantindo a sua formação e motivação;
  • Assegurar que todos os colaboradores conhecem e implementam os procedimentos adequados à organização;
  • Promover a comunicação entre todas as respostas sociais, garantindo a transparência e os fluxos bidireccionais de informação;
  • Implementar mecanismos internos e externos de avaliação e monitorização da qualidade dos serviços prestados;
  • Estabelecer parcerias com fornecedores e profissionais, fomentadas com bons níveis de comunicação, partilha de conhecimentos, valores e objetivos;
  • Garantir a melhoria contínua dos processos de trabalho e eficácia da organização, como suporte da qualidade dos serviços prestados e satisfação dos clientes.